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Acerca de

governança

quem somos

Com 47 anos de história, a BRF Previdência tem contribuído com o futuro de milhares de participantes. Atualmente, administramos patrimônio de R$ 4,6 bilhões, ocupando a 40ª posição, em volume de recursos administrados, no ranking com 236 entidades de previdência fechada*. O patrimônio é constituído pelas contribuições dos participantes e patrocinadoras, e pela rentabilidade obtida através dos investimentos desses recursos.

Somos uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) de caráter não econômico e sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede na cidade de São Paulo. Somos regulados pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, supervisionados e fiscalizados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc.

Administramos 3 Planos de Previdência (Plano II, Plano III e Plano FAF), para os colaboradores dos nossos patrocinadores, que são: BRF S.A., CrediBRF - Cooperativa de Crédito, BRF Investimentos Ltda, BRF Previdência, Sociedade Esportiva e Recreativa Sadia - Ser Sadia, BRF Pet S.A., Hercosul Alimentos Ltda, Hercosul Distribuição Ltda, Hercosul Soluções em Transporte Ltda e Mogiana Alimentos SA.

Administramos também um Plano de Previdência instituído pela ABRAPP – Associação Brasileiras das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, o Plano Família, destinado aos cônjuges, parentes até segundo grau e os próprios participantes dos planos administrados pela BRF Previdência.

Temos orgulho de compartilhar que, conforme última pesquisa de satisfação realizada em 2023, nosso índice de satisfação geral espontâneo (SSI), foi de 85%, acima da média do segmento que é de 84%**. Nosso foco e compromisso é com o futuro dos nossos participantes, por isso todo o direcionamento na nossa gestão e nos investimentos que realizamos está focado sempre no médio e longo prazo.

*Consolidado Estatístico, referência 12/2023, divulgado pela Abrapp  - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

**Pesquisa e benchmarking calculados pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente  - IBRC.

Confira a nossa
estrutura de governança

A BRF Previdência possui estrutura de governança corporativa baseada nas melhores práticas de gestão do mercado e na legislação vigente tendo como direcionadores o respeito aos princípios éticos, a busca pela excelência e a prestação constante de contas para os participantes e patrocinadoras. Acreditamos que uma estrutura de governança fortalecida é um sólido alicerce para o atingimento da nossa missão.

A Entidade possui três órgãos estatutários que são responsáveis pela gestão estratégica, fiscalização e administração da Entidade, o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. Além disso, possuímos estruturas que denominamos como estruturas de apoio à governança, o Comitê de Investimentos, Comissão de Ética, Controles Internos, Auditoria Interna e Auditoria Independente.

Conheça um pouco mais da nossa estrutura de governança!

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A seguir, confira o organograma da BRF Previdência:

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A diretoria executiva e os conselheiros deliberativos e fiscais, conforme determinação da Previc, são certificados e habilitados para o exercício da função, possuindo experiências e requisitos necessários para o exercício do cargo. Além desses órgãos, a BRF Previdência possui um Comitê de Investimentos que se reúne para fazer avaliações e acompanhamentos da gestão dos investimentos e avaliar medidas, quando necessárias.

 

Dentro da estrutura de governança, a BRF Previdência ainda conta com a Auditoria Interna e Controles Internos, cujas atividades, em 2023, foram realizadas por dois prestadores de serviços, para verificar, respectivamente, os atos de gestão e os processos, riscos e controles em geral. Existe, também, a Auditoria Independente, que realiza avaliação das movimentações contábeis e financeiras da BRF Previdência, sendo responsável por emitir relatório (parecer) sobre as demonstrações.

Resumidamente, todos esses níveis de governança têm como finalidade garantir que a nossa administração seja de qualidade, focada nos resultados e que garantam o futuro dos nossos participantes e assistidos.

Missão, Visão, Valores

Adotamos princípios estabelecidos nas nossas diretrizes de Missão, Visão e Valores, nas relações internas e externas com os participantes, patrocinadoras, colaboradores, prestadores de serviços e com as partes relacionadas.

Confira a seguir:

     missão 

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Administrar, com excelência, planos de previdência para assegurar benefícios aos participantes.

     visão 

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Ser reconhecida pela gestão competente e inovadora e como a melhor opção para os funcionários das patrocinadoras e seus familiares investirem suas reservas para o futuro.

     valores                                                                                              

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Transparência com informações confiáveis e tempestivas nas relações com as partes interessadas.

Comprometimento com resultados consistentes e duradouros, respeitando os níveis adequados de riscos.

Integridade, prudência e princípios éticos na gestão

e relacionamentos.

Excelência em processos e pessoas agindo com competência, qualidade e inovação.

Respeito no trato com as pessoas, valorizando a diversidade humana.

Foco nos participantes e patrocinadoras, razões da existência da BRF Previdência.

Mulher com tablet

estatuto
brf previdência

O Estatuto Social é um mecanismo de governança que engloba um conjunto de regras de organização e funcionamento da entidade, guiando a execução das diretrizes.

A íntegra do Estatuto está disponível para acesso ao público em geral no botão abaixo:

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canal de
denúncias

A BRF Previdência disponibiliza um Canal de Denúncias para a comunicação de suspeitas relativas a situações contrárias aos Códigos e Políticas da Entidade, em linha com a Política de Prevenção, Detecção e Combate a Atos Ilícitos.

O canal está disponível para todos os colaboradores, participantes, fornecedores e demais interessados, sendo que as denúncias são recepcionadas por empresa independente e especializada, assegurando o sigilo e a confidencialidade das informações.

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compliance

De modo geral, compliance engloba o conjunto de práticas, políticas e procedimentos implementados para garantir a conformidade das operações com leis, regulamentos, padrões éticos e normas internas. Seu principal propósito é assegurar que a Entidade atue de maneira ética, transparente e em conformidade com as normativas que regem suas atividades, buscando mitigar os riscos legais, financeiros e de reputação.

A área de Compliance desempenha um papel crucial ao garantir que a BRF Prev esteja em conformidade com leis, regulamentos internos e externos, padrões éticos e princípios de governança. Responsável por prevenir, detectar e corrigir violações e irregularidades, essa função promove uma cultura organizacional fundamentada na integridade, transparência e conformidade.

Em 2023, a área de Compliance da BRF Previdência passou por uma reestruturação para melhor se adequar à complexidade organizacional. Durante esse processo, concentrou esforços na elaboração e revisão de normativos, na atualização e criação de programas de treinamento para colaboradores e gestores, no aprimoramento da avaliação de riscos, no estabelecimento de relações com Órgãos Reguladores, no fortalecimento da Gestão de Conformidade Legal e na promoção da Cultura de Integridade na BRF Previdência.

Porém ainda temos muito trabalho pela frente, em 2024, a expectativa e de consolidação do novo sistema de Compliance e no aprimoramento do programa de integridade, representando um avanço significativo. Vamos continuar evoluindo, adaptando-se constantemente e aderindo às melhores práticas de mercado.

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gestão 
de riscos

Em 2023 a BRF Previdência permaneceu com seu compromisso em relação a gestão rigorosa de seus riscos, aprimoramento dos controles internos e avaliação de oportunidades. Com isso, buscamos identificar, medir e tratar os riscos inerentes ao nosso negócio com o objetivo principal de mitigá-los.
Em conjunto com consultoria contratada, a Entidade certificou parte dos controles existentes, avaliando sua eficácia e produzindo planos de ação para melhoria. Além disso, atualizamos a matriz de riscos com enfoque na prevenção e detecção dos crimes de lavagem de dinheiro.

De forma complementar, continuamos o ciclo de auditoria interna nos processos selecionados e com escopo aprovado pelo Conselho Deliberativo da Entidade.

Os resultados dos trabalhos foram compartilhados no início de 2024 com o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal, sendo as medidas sugeridas mapeadas e direcionadas para os responsáveis.

Escritório moderno

Contingências fiscais, trabalhistas e cíveis

A BRF Previdência conta com escritórios jurídicos tecnicamente especializados para condução das ações no qual é parte, tendo olhar cuidadoso e específico para mitigação dos riscos com monitoramento constante do seu passivo contingencial. 

A Entidade encerrou o ano de 2023 como parte em 39 processos nos quais, de maneira geral, os autores questionam os valores recebidos a título de aposentadoria ou resgate, inclusão de beneficiários e exibição de documentos.

Além disso, observando o dever fiduciário, a Entidade encerrou 2023 como autora de 50 processos, sendo que, os principais referem-se a cobrança judicial dos empréstimos não quitados pelos mutuários, além de, no âmbito tributário, processo que discute a legitimidade de incidência do Pis e Cofins sobre as receitas administrativas.

 

As probabilidades de perda, bem como, os valores envolvidos são divulgados em nota explicativa as demonstrações contábeis conforme disposto em normas e legislação específica.

nosso time
em números

 Conheça nossa equipe!                                                                                  
 

 Quem está por trás da gestão do seu futuro?                                               
 

Nossa equipe encerrou o ano de 2023 com 48 colaboradores, sendo 3 diretores, 5 gestores e 40 funcionários distribuídos da seguinte forma:

Diretoria Superintendente: 

22 funcionários, composta pela diretora-superintendente e colaboradores das áreas Comercial, Comunicação, Escritórios Regionais, Inovação e Marketing; Controladoria e Riscos; Jurídico, Atendimento, Governança, Contábil, Secretaria e Compliance.

Diretoria Administrativa e de Seguridade: 

18 funcionários, composta pelo diretor e colaboradores das áreas Administrativa: Financeiro, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Compras, e de Seguridade: Arrecadação, Autopatrocínio, Cadastro, Folha de Benefícios, Gestão Atuarial e Institutos.

Diretoria de investimento: 

8 funcionários, composta pelo diretor e colaboradores das áreas de Empréstimos e Investimentos. 

Em %

A BRF Previdência possui um quadro de profissionais altamente qualificado. 85% de nossos profissionais possuem formação em nível superior, sendo que 44% do nosso quadro total possui especialização ou pós-graduação.

Em 2023 encerramos o ano com 51% do nosso quadro de profissionais do sexo feminino e 49% do sexo masculino, contra 47% e 53% do ano anterior, respectivamente. 

Em %

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